Todos as mensagens anteriores a 7 de Janeiro de 2015 foram originalmente publicadas em www.samuraisdecristo.blogspot.com

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Os abusos de menores e a campanha do Observador.




O especial publicado pelo Observador esta semana, sobre o abuso sexual de menores por sacerdotes, não pode, antes de qualquer outra consideração, deixar de causar dor e repulsa. Dor por aquelas crianças cuja infância foi violentada por um adulto. E por um adulto que era sacerdote, que devia ser como um pai, que devia ser a imagem de Jesus nas suas vidas. Pensar naquilo pelo qual aquelas crianças passaram às mãos de um padre só nos pode fazer chorar de vergonha. E repulsa, repulsa por um adulto que abusa assim de um menor, por um cristão que se entrega de tal modo à luxúria que é capaz de usar uma criança, repulsa por um sacerdote que trai desta maneira as suas promessas e a sua vocação. Um sacerdote que tem como vocação servir a Cristo, mas que faz a obra do diabo.

E nenhum número, nenhuma estatística atenua ou apaga a vergonha e a dor destes abusos. Porque cada caso significa uma criança cuja vida foi ferida em duas das dimensões mais intimas do homem: a sexualidade e a fé. Pior, o abusador usa a fé daquela criança para o abusar! Um caso já seria demais.

Dito isto, é inaceitável aquilo que o Observador fez. Anunciou uma grande investigação sobre abusos sexuais a menores por sacerdotes, esteve uma semana a pedir denúncias no fim de todas as páginas do site, insinuou que havia muitos casos por contar, comparou-se ao Boston Globe e aos jornalistas que denunciaram grandes casos de abusos em vários países, para depois de facto publicar quatro casos que já eram públicos e que já tinham sido todos noticiados!

Ou seja, o resumo de quatro meses e meio de investigação dos jornalistas do Observador é contar casos que já eram públicos. Mas o pior foi que, não tendo sido capaz de facto de encontrar nenhum caso para além deste os jornalistas, decidem então declarar:

“A estes dados juntar-se-ão ainda casos que acabaram arquivados sem provas. E os outros números que nunca serão totalmente conhecidos: os daquelas vítimas que não ousaram partilhar com alguém aquilo que sofreram, ou que partilharam e viram os seus casos encobertos, sendo aconselhadas a manterem-se em silêncio.”

Ou seja, não há factos, mas o jornalista tem a convicção que há mais casos e por isso afirma-o, sem qualquer problema em lançar a calúnia (uma vez que não apresenta nada que substancie tal afirmação) que há casos de encobrimento de abuso de menores!!

Ficamos por isso a saber que o Observador dedicou quatro meses a uma investigação, que só conseguiu descobrir o que era público, mas mesmo assim afirma que há mais casos. Sem qualquer necessidade de provar tão graves alegações.

É preciso não confundir. O Boston Globe, quando denunciou os casos de abusos de menores nos EUA trouxe à luz uma teia de padres abusadores que foram protegidos pelos seus bispos. Foi doloroso para a Igreja, mas a culpa não é dos jornalistas, mas dos padres e bispos que traíram os seus votos. O Boston Globe prestou um serviço à Igreja, ao trazer tal porcaria para a luz, permitindo assim que a Igreja americana se purificasse.

Comparar isto a quatro histórias requentadas, maquilhadas com grafismo inovador, seguido de insinuações e calúnias é uma ofensa ao jornalismo. Mas é sobretudo uma ofensa às vítimas dos abusos que vêm assim as suas histórias novamente nos jornais sem nenhum outro fim que não seja o de ganhar audiências.

Se o Observador conhece casos de abusos de menores por parte de sacerdotes que não sejam públicos tem a obrigação de os revelar. Se o Observador conhece casos onde a hierarquia da Igreja tentou encobrir abusos de menores tem a obrigação de os revelar. Agora, se ao fim de quatro meses de investigação não encontrou nenhum caso para além daqueles que são públicos, então também tem a obrigação de reconhecer que tudo indica que em Portugal não é sistémico o abuso de menores por sacerdotes nem há uma conspiração da hierarquia para abafar tais casos.

Infelizmente o especial do Observador pareceu ser imune aos factos que relata. Aparentemente o drama daquelas nove crianças serviu apenas como pano de fundo para poder lançar insinuações e calúnias. Por muito grafismo bonito, por muitas cronologias, por muitos mapas que o Observador use, a verdade é que tudo espremido o grande especial do jornal limita-se a juntar histórias públicas de abusos de menores com insinuações numa tentativa de fabricar uma polémica viral. O estratagema até pode funcionar a curto prazo. A longo prazo, significa apenas mais um prego no caixão do jornalismo de referência.

9 comentários:

  1. Se eu bem entendo, ao fim e ao cabo, compara-se aqui a actividade jornalística do Observador com a do Boston Globe. Não sei se são comparáveis, por exemplo, dispõem do mesmo orçamento, têm as mesmas acessibilidades em termos de investigação jornalística? Pergunto genuinamente. Por outro lado antes de o Observador ou outros grupos quaisquer encobrirem, somos todos nós que o fazemos sempre que assobiamos para o lado a pequenos indícios, seja em que forma abuso for. Para quando levantar a voz ao mínimo comentário provocativo ou cruel?

    ResponderEliminar
  2. Não é uma questão de orçamento. A grande diferença é que o BG investigou e encontrou provas de casos de abusos e de encobrimento por parte da Igreja. O Observador investigou e só descobriu onque já era público. Tentarem comparar se ao BG é absurdo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomara que estas afirmações do observador sejam só isso mesmo calúnias e insinuações. Então investigue-se se se trata de calúnia ou não. É um grande serviço, uma obra de misericórdia, que se presta às (eventuais) vítimas, à Igreja e à humanidade. Por outro lado, tanto quanto sei, nem em direito canónico nem civil, a ausência de provas delibera a inocorrência do acto.

      Eliminar
    2. Mas a presunção de inocência ainda se mantém, suponho? Em não havendo provas ou indícios fortes supõem se a inocência do acusado!

      Eliminar
  3. Não consigo encontrar, sem ser no seu texto, a comparação ao Boston Globe por parte do Observador. Mas posso ter procurado mal.
    No entanto encontrei isto (link abaixo), que com toda a certeza já deve ter lido e onde se relevam dados (somente desde 2001) e onde se encontram pérolas preciosas proferidas pelo porta-voz dos Bispos portugueses depois de reunião preparativa para a cimeira que decorre na próxima semana no Vaticano, e da tal reportagem do Observador que, no seu entender, nada de novo trouxe a lume...

    https://observador.pt/2019/02/12/igreja-catolica-portuguesa-diz-que-investigou-uma-dezena-de-suspeitas-de-abuso-sexual-desde-2001/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://observador.pt/2019/02/10/abusos-sexuais-na-igreja-em-portugal-conte-nos-a-sua-historia/

      Eliminar
    2. Bom dia...
      "Ao longo de quase duas décadas, várias investigações, desencadeadas ou, pelo menos, fortemente impulsionadas pelas reportagens publicadas em 2002 no Boston Globe, revelaram de forma inequívoca que a hierarquia da Igreja Católica ocultou, de forma sistemática, milhares de casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero."
      É esta a parte em que o Observador se compara ao Boston Globe?
      De facto a língua portuguesa é das, senão a, mais belas do mundo. Pois quando bem escrita consegue levar a que possamos, conforme o nosso desejo e objectivo, interpretar das maneiras mais diversas e díspares...
      Já eu, caro Zé Maria Duque, prefiro antes este parágrafo:
      "Enquanto eram tornados públicos casos na Alemanha, Suíça, Irlanda ou Austrália — ou até na própria cúpula do Vaticano —, a Igreja em Portugal manteve-se relativamente discreta. Mais: os bispos portugueses recusam mesmo, pelo menos para já, a possibilidade de investigar a verdadeira dimensão do problema no país, argumentando que tal estudo não é necessário devido ao número reduzido de casos."
      E livremente, tal como o fez, deduzo então que um só caso...um só que seja, não é o suficiente para a Igreja em Portugal levar este "cancro" (reparou como uso uma metáfora medicinal para descrever numa só palavra o pesadelo da pedofilia por parte de membros da Igreja, e foi pensado... pois tal como o cancro, este mal que aflige a sociedade, se não for detectado e tratado a tempo pode evoluir) a sério.
      Abraço e bom fim de semana...
      PS: Gostei de descobrir este cantinho onde escreve, pois embora não concorde com todos os seus posts, são de uma leitura interessante e de uma actualidade pertinente.

      Eliminar
    3. Um só caso é mais que razão para levar a sério. E a Igreja portuguesa leva o assunto a sério. De tal maneira que criou um código de conduta sobre o tema. Por isso suspendeu todos os sacerdotes cuja culpa foi provada.

      O que a Igreja não faz é criar repostas igual a dos países onde há evidências de que o abuso menores por sacerdotes é sistemático e de que a hierarquia os abafou. Não o faz porque isso não aconteceu em Portugal.

      Obrigado pelo elogio e esteja sempre à vontade para comentar.

      Eliminar
  4. https://rr.sapo.pt/artigo/141191/a-pedofilia-na-igreja-portuguesa-ficar-e-limpar?fbclid=IwAR1ZIQQnsnscVs5pllDmNSn3LWuRUzhwTlMgdxuxmtEqzaR5wvwzjlXnvLA

    ResponderEliminar