A
Zippy, marca de roupa infantil da qual me declaro já consumidor em jeito de
declaração de interesses, lançou uma campanha de roupa sem género. Segundo os
próprios o objectivo da campanha era romper preconceitos. Na prática trata-se
apenas de roupa colorida unissexo. Ou seja, no fundo a Zippy tentou colar-se à
moda da ideologia de género (o género é uma construção social, não há roupa de
rapaz e rapariga, etc.) através de uma colecção que de facto era apenas uma normalíssima
colecção de roupa unissexo, algo que absolutamente comum.
A
verdade é que muitas pessoas, eu inclusive, não gostámos da tentativa de
politizar a roupa das crianças. Muitas destas manifestaram o seu desagrado
publicamente nas redes sociais. Algumas pediram inclusivamente um boicote à
Zippy.
A
marca, percebendo o tiro no pé, lá fez um comunicado esfarrapado a dizer que
não tinha qualquer intenção política, mas apenas apresentar uma linha de roupa
que pudesse passar de irmãos para irmãs e de primos para primas, como sempre
tinha acontecido. Isto só quer dizer que o departamento de marketing lembrou-se
que os seus clientes não são a esquerda caviar que vive no eixo Principe Real –
Lux (que nas poucas vezes que têm que comprar roupa de crianças não se enfiam
em centro comerciais, mas sim nas lojas trendy
onde não tem que se misturar com o povo) mas sim as famílias de classe média,
sobretudo as famílias numerosas que querem trazer os seus filhos arranjadinhos
mas só tem dinheiro para a Zippy (como a minha).
Isto
é o mercado a funcionar: a empresa fez uma oferta, os clientes rejeitaram, a
marca refez a oferta. Tudo em total liberdade, sem queixas à CIG, sem pedidos
para silenciar a Zippy, sem lojas partidas ou queimadas. Ou seja, tudo ao
contrário do que acontece quando a esquerda se sente incomodada com uma opinião
alheia.
Contudo,
aquilo que seria apenas um pequeno incidente começou a transformar-se num escândalo
nacional. Não porque a Zippy tenha tentado fazer politica com roupa de
crianças, mas porque houve quem tivesse a ousadia de manifestar o seu
desagrado. Aparentemente para a esquerda caviar que tem o monopólio da
indignação nos programas matinais da rádio e cujos posts nas redes sociais são
fonte de notícia, é escandaloso que as pessoas manifestem o seu desagrado
relativamente a uma campanha publicitária. Pior ainda é que uma marca de roupa
tenha que ceder diante do desagrado dos clientes.
Para
estas pessoas a Zippy não estava a fazer política, era apenas publicidade, mas
não deve deixar de fazer só porque o público não gostou. Porque o público deve
ser educado pelas campanhas publicitárias da Zippy e porque as pessoas fazem
mal em não gostar das campanhas que os senhores da esquerda caviar gostam.
Confuso? Apenas para quem não percebeu que para uma certa esquerda tudo o que
for contra a sua ideia do mundo é apenas preconceito e populismo.
Espero contudo que este escândalo sirva para uma coisa. Para as marcas de roupa de perceberem que a roupa sem género para criança é muito interessante e uma causa civilizadora da esquerda mas que está destinada a não ser comprada pelos maioria dos pais, que ainda não foram libertados dos seus estereótipos pelo CIG. E como por enquanto as causas não compram roupa, mais vale quando fizerem colecções unissexo não fazerem política e dizer logo que é para passar de irmão para irmão. É mais retrógrado, mas é capaz de vender mais.
P.S.: Não deixa de ser delicioso ver todos aqueles que há anos que tentam substituir a palavra género por sexo virem agora falar em roupa unissexo!