Todos as mensagens anteriores a 7 de Janeiro de 2015 foram originalmente publicadas em www.samuraisdecristo.blogspot.com

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Caos na Venezuela - Francisco Sarsfield Cabral, Rádio Renascença, 20/12/16

A Venezuela atravessa uma terrível crise económica e social. Tem a mais alta inflação do mundo. No mercado escasseiam bens essenciais. Quem diria que este país possui as maiores reservas petrolíferas mundiais?...


Antes de Chavez, sucessivos governos corruptos impediram que a riqueza do petróleo melhorasse a situação das classes desfavorecidas. Depois Chavez deu dinheiro aos pobres, mas não reduziu a dependência do petróleo. Quando caiu o preço do “crude”, começou a crise económica na Venezuela.
Maduro não tem o carisma do seu antecessor. E toma medidas absurdas.


Por exemplo, julga combater a inflação proibindo os comerciantes de subirem os preços. Resultado: multiplicam-se as falências e alastra o mercado negro. Há dias, anunciou que dentro de 72 horas iria retirar da circulação as notas de 100 bolívares, as mais utilizadas (embora valham pouco mais de 15 cêntimos do dólar). Esta medida, alegadamente contra as “máfias comandadas dos EUA”, gerou o caos e paralisou o comércio.

Maduro adiou a retirada daquelas notas para 2 de Janeiro. Mas a crise da Venezuela está longe de vencida.

2 comentários:

  1. Pena o refrão desta pág. ser em Inglês..., não sabem falar e escreverem Português?

    ResponderEliminar
  2. Amora Bruegas, o título é uma citação do Henrique V de Shackespeare. A opção de deixar no original é apenas uma questão de respeito pela obra, uma vez que na tradução se perde sempre algo.

    ResponderEliminar